sábado, 12 de março de 2011

Mudando de assunto...


Olá minhas amadas...
Olha só eu aparecendo por aqui...
Até eu estou surpreendida com a minha frequência... hehehe
Estou apaixonada pelo blog, e pelas novas amiguinhas que tenho feito aqui... Que pra minha surpresa tenho encontrado várias conterrâneas minhas, é estranho pq qndo encontramos coleguinhas da mesma cidade que a gnt toma noção da proporção que é o mundo "bloguístico"... hahaha

Mas resolvi vir aqui por outro motivo...

Livros... Simm... eu adoro ler...

Descobri esse hooby a pouco mais de um ano, e mesmo trabalhando e estudando ja consegui ler livros em menos de uma semana! No momento estou lendo O vendedor de sonhos do Augusto Cury. Mas já me despertei pra outro livro e esse sim tem uma ligação mais direta com os assuntos abordados no blog "Amar de olhos abertos" vi a sinopse do livro nesse blog aqui, e como foi retirada de outro site, tomei a liberdade de publica-la tbm...

Roberto é um homem solteiro, eternamente insatisfeito com suas relações amorosas. Para ele, a história é sempre a mesma: conhece uma mulher, eles se apaixonam, começam a namorar, mas, após um tempo, surgem as diferenças e o encanto acaba.

Até que, por acaso ou destino, um estranho erro do seu provedor faz com que ele comece a receber e-mails endereçados a um tal de Fredy. A princípio Roberto os apaga. Porém, à medida que outras mensagens vão chegando, a curiosidade fala mais alto e ele abre uma delas. Quem a assina é Laura, uma psicóloga que está escrevendo com Fredy um livro sobre terapia de casais.

Mesmo não gostando da ideia de invadir a privacidade de outra pessoa, Roberto acha cada vez mais difícil resistir à tentação de continuar lendo os e-mails de Laura, pois suas teorias se mostram muito úteis para sua vida.

Em Amar de olhos abertos, os psicólogos Jorge Bucay – um dos autores argentinos mais conhecidos no mundo todo – e Silvia Salinas usam a troca de e-mails entre Roberto, Laura e Fredy para abordar de maneira brilhante a questão dos conflitos nas relações a dois.

Quando os problemas conjugais começam a surgir, muitos casais decidem se separar, acreditando que estão com a pessoa errada e que com outro companheiro teriam um relacionamento perfeito.

O que Jorge e Silvia nos mostram neste livro é que a relação perfeita e o parceiro ideal não existem. Um bom relacionamento acontece quando duas pessoas se encontram e se aceitam exatamente como são. É a aceitação das diferenças que nos permite superar a paixão e começar a construir o amor – algo muito mais profundo e duradouro.

Este livro vai ajudá-lo a refletir sobre a maneira como você se relaciona com seu parceiro e, mais importante, consigo mesmo. Sobretudo, vai ajudar você a entender a arte de viver a dois, o sentido de estar num relacionamento e o verdadeiro significado do amor.

“Amar de olhos fechados é amar como cego. Amar de olhos abertos é amar talvez como louco: é aceitar perdidamente. Amo-te como louca.” – Marguerite Yourcenar, Fogos, 1935

Apaixonar-se é amar as semelhanças, e amar é se apaixonar pelas diferenças.

Essa frase sintetiza muito bem a teoria dos psicólogos Jorge Bucay e Silvia Salinas sobre os relacionamentos.

Quando conhecemos alguém especial e nos apaixonamos, projetamos nessa pessoa nosso parceiro ideal. Nessa fase de encantamento, vemos apenas o que temos em comum com o outro. No entanto, passado um período, as diferenças começam a aparecer, gerando frustração e conflitos.

Começamos a nos incomodar com algumas características de nosso parceiro, achamos que ele mudou, que já não nos ama mais – e inevitavelmente nos afastamos. Então buscamos outra pessoa e a história se repete.

Em Amar de olhos abertos, Jorge Bucay e Silvia Salinas nos mostram que, para viver uma relação verdadeira, precisamos abrir mão do nosso ideal de amor e aceitar as coisas como elas realmente são. A proposta é fazer o melhor possível com o que temos. Sofrer porque as coisas não são como queríamos é uma atitude inútil e infantil.

Em vez de acusarmos sempre o outro, precisamos mergulhar numa profunda análise interna e tentar descobrir como nós mesmos estamos contribuindo p

ara que o relacionamento dê errado.

A partir da inusitada história protagonizada por Roberto, Laura e Fredy, os autores nos ensinam que o amor não é um salva-vidas. Ninguém, a não ser nós mesmos, será capaz de resolver nossos problemas. O relacionamento não é uma solução milagrosa, e tudo o que podemos esperar do outro é que seja um companheiro de jornada e que incentive nosso desenvolvimento pessoal.

Sem a menor sombra de dúvida esse será próximo livro da minha cabeceira!

Alguém conhece o livro? O que vcs acham?

Depois que eu ler prometo expor minha opinião aqui! =)


Bejoos

8 comentários:

  1. Ludy,

    Eu amo este tema: livros. Sou apaixonada. Já ouvi super bem do Auguto Cury mas não li nada dele.Beijo

    ResponderExcluir
  2. OLA LUDY ESTAVA RESPONDENDO UM RECADINHO DA DEIA E VI SEU BLOG, ADOREI JA ESTOU FICANDO, MUITO LEGAL....SE QUISER PASSAR PELO MEU BLOG FIKE A VONTADE RS.....BJOS

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ler tambem! Esse livro eu não conheço mas pela sinopse deve ser otimo! Eu adoro livros do rubem alves tambem!

    bjinhuss

    ResponderExcluir
  4. Oi FLor, eu vou morar em Uberlândia sim, mas só a partir de junho. Preciso aprendar a andar ai..rs.
    Eu tenho várias noivinhas dai no meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ler é um ótimo hábito!
    Adorei seu blog. Depois dá uma passadinha lá no meu: www.priscilaherval.blogspot.com
    Estou te seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. quero ler esse livro , já fui ver pra encomendar rsrsrrsrsrs
    obrigada pela visita
    estou te seguindo
    bjusss

    ResponderExcluir
  7. Amo ler...leio livros em até 24 horas se o assunto me interessar muito!
    rsrsrsrsrsr

    BJahm

    ResponderExcluir
  8. tb adoro livros e nossa que historia viu?!!
    agusto cury escreve muito bem..
    desculpe a demora para responder é que estou nos finalmentes da organizaçao do meu grande dia e ainda tive uns problemas com o meu vestido..entao ja sabe nem stresse em alto nivel..rs

    ResponderExcluir